Conceitos importantes da literatura e comparação de poesia contemporânea e poesia clássica
Disciplina: Português
Aluno: Lucas Gabriel Nolêto Milagres
Turma: ELT-2A
Data: 09/03/2012
1- Faça uma breve pesquisa com livros e na internet, a fim de conhecer algumas concepções importantes da literatura e do texto literário, tendo como foco o poema.
a) Estrutura externa do poema: versos, estrofes e metrificação.
Os poemas possuem uma estrutura externa definida, a qual tem por vezes a função de organizar e conceder ritmo e sonoridade agradáveis aos mesmos. Tais estruturas internas se resumem aos versos, estrofes e à métrica do texto poético.
O verso é, em suma, uma linha de um poema. O número de versos que a poesia ou uma estrofe terá depende principalmente do gênero poético que serve de base para o autor escrevê-lo, assim como do efeito sonoro que ele pretende causar.
A estrofe é um conjunto de versos. O número de estrofes existentes em poema depende, tal qual o número de versos que compõem esse, do gênero poético sobre o qual o autor se apoia para escrevê-lo.
A métrica de um verso se refere ao número de sílabas poéticas existentes nesse. A métrica é decisiva no momento de conferir sonoridade e ritmo ao texto, mas atualmente tem sido abandonada em função do chamado “verso livre”, onde esta é predominantemente irrelevante, tornando possível a criação de poemas com menor rigidez em relação à estrutura externa e mais desvinculados dos poemas clássicos, os quais davam importância demasiada à métrica.
b) Estrutura interna do poema: linguagem poética, recursos estilísticos e figuras de linguagem.
Os poemas em geral fazem uso de diversos recursos, tais como os recursos estilísticos e as figuras de linguagem, para conseguir transmitir as suas ideias e emoções ao leitor. Às técnicas e instrumentos