Periodos literaios
Como todas as outras artes, a literatura reflete as relações do homem com o mundo e com os seus semelhantes. Na medida em que essas relações se transformam historicamente, a literatura também se transforma, pois que sensível às peculiaridades de cada época, aos modos de encarar a vida, de problematizar a existência, de questionar a realidade, de organizar a convivência social etc. Por isso, as obras de um determinado período histórico, ainda que se diferenciem umas das outras, possuem certas características comuns que as identificam. Essas características dizem respeitosamente à mentalidade predominante na época quanto às formas, às convenções e às técnicas expressivas utilizadas pelos autores. Chamamos de escolas literárias os grandes conjuntos em que costumamos dividir a história da literatura. Essa divisão tem uma função, sobretudo didática, ajudando-nos a compreender as transformações da arte literária ao longo do tempo.
A história da literatura portuguesa divide-se em três grandes períodos:
▪ Era Medieval: do final do século XII ao século XV; ▪ Era Clássica: do século XVI ao século XVIII; ▪ Era Romântica: do século XIX até hoje.
Já a literatura brasileira possui apenas os dois últimos, mais especificamente denominados:
▪ Era Colonial e ▪ Era Nacional.
Gênero Literário
Gênero é o modo como se veicula a mensagem literária. Há grandes diferenças de conteúde e de forma entre os textos. Uma novela de televisão, por exemplo, tem características bem diferentes de um conto, e um romance não se assemelha a uma peça de teatro. Quanto à forma, a obra literária pode se expressar em poesia ou prosa. Já o conteúdo pode ser classificado em três gêneros:
a) épico b) lírico c) dramático
Gênero épico
Neste gênero o autor descreve, na epopéia, fato histórico heróicos realizado pelos seres humanos. É sempre um tema grandioso que retrata a vida de um povo. Narrativa: