Negociação
A negociação é usada todos os dias para resolver diferenças e para distribuir recursos. Ela ocorre entre todos os tipos de pessoas – amigos, marido e mulher, crianças, vizinhos, estranhos, entidades empresariais e até mesmo entre nações.
Negociação
Esse assunto é relativamente novo em termos de teoria e conceitos definidos. Porém, nos últimos anos, os autores principalmente americanos desenvolveram teorias e conceitos sobre a arte de negociar.
E todos estes conceitos são fundamentais para negociarmos todos os dias.
Ao se pensar em negociação, muitos acreditam que:
Negociação depende das múltiplas teorias, e que devem ser muito bem aprendidas antes de alguém aventurar-se a negociar.
Negociação é uma atividade extremamente óbvia, que só se aprende no dia-a-dia, com a experiência e prática, e que não existem teorias sobre este assunto.
Só existe entre vendedor e comprador, entre sindicato e a gerência de uma empresa,
O que é Negociação?
“Todas as situações existenciais importam em negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo, trabalhar o consenso, conquistar a cooperação são condições para a convivência e a efetiva vida social (BERG, 1998, pág. 2)
Conceitos de Negociação
Negociação voltada exclusivamente para obter vantagem.
“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquistas de pessoas de quem se deseja alguma coisa” (Cohen, 1980 pág 13)
Nota-se um desejo de negociar com as pessoas, visando a algum interesse. Quando citada “á conquistas de pessoas”, refere-se a ter a pessoa sob o controle para poder obter melhores resultados na negociação levando vantagem sobre a outra parte.
Ou seja, nota-se a condução da negociação