Negociação
Foto: Empresário Eduardo Agnoletto
Crédito da foto: Vanderlei Faria |
A sucessão em uma pequena empresa familiar é um processo que precisa ser planejado. Os pais que iniciaram o pequeno negócio veem nos filhos a continuação de uma história. Já os filhos, muitas vezes, não querem seguir os passos dos pais. Mas quando acontece uma identificação com o empreendimento, os filhos passam a participar da gestão da empresa. Foi o que aconteceu com Eduardo Agnoletto. Ele estabeleceu uma parceria com o pai, Tarcisio, para administrar a Aurora Materiais de Construção, em Cascavel, na região oeste do Paraná.
Eduardo cresceu vendo o pai administrar pequenas empresas. As primeiras experiências foram com supermercados, um estabelecido em Cuiabá, em Mato Grosso, e outro em Porto Velho, Rondônia. Mas a pedido da família, que morava na região oeste do Paraná, e pensando em investir na educação dos três filhos, fizeram com que Tarcisio escolhesse a cidade de Cascavel para morar. Mas não foi só a mudança de cidade que marcou a trajetória empresarial de Tarcisio. Ao chegar em Cascavel, o empresário abriu uma loja de materiais de construção, no ano de 1995. Sem nenhuma experiência no ramo, o empresário começou a administrar a pequena empresa contando com o apoio da mulher. Já os filhos pequenos acompanhavam o trabalho dos pais.
Eduardo tinha 12 anos quando chegou em Cascavel e cresceu nesse ambiente da loja. Quando chegou o momento de escolher sua profissão, optou pelo curso de Administração. Em 2005, já formado, Eduardo passou a participar ativamente da gestão da Aurora Materiais de Construção.
"O meu foco era a profissionalização da gestão. Meu pai era meio o que faz tudo na empresa, o que exigia muito dele, e ele já estava desgastado", conta Eduardo. "A