Santo daime
_____www.neip.info
O Santo Daime no Contexto da Nova Consciência Religiosa *
Luiz Eduardo Soares †
Apresentação
Desde janeiro de 1988, coordeno, junto ao ISER, uma pesquisa de orientação antropológica sobre o que convencionamos denominar “nova consciência religiosa”. É preciso cuidado com nomes, títulos e rótulos; este, inclusive. Afinal, conforme suspeitávamos e os primeiros resultados da investigação confirmaram, nem sempre as
*
O presente ensaio resume parte dos resultados provisórios da pesquisa sobre o universo simbólicocultural e sociológico do grupo religioso identificado com a ingestão cerimonial do Santo Daime, no contexto da investigação promovida pelo ISER, com o apoio da FINEP, sobre a Nova Consciência Religiosa. Agradeço a Carlos Mello, assistente de pesquisa, e a Miriam Goldemberg tantas contribuições; a todos os amigos do Daime, pela calorosa receptividade; e a Rubem Cesar Fernandes, pelas pistas sempre iluminadoras e pela permanente e fraterna solidariedade. O presente artigo foi publicado originalmente em Sinais dos Tempos, Diversidade Religiosa no Brasil, volume organizado por Leilah Landim, ISER, 1990, e, posteriormente, em meu livro O Rigor da Indisciplina; ensaios de antropologia interpretativa (editora Relume Dumará, 1994).
características do fenômeno são assim tão “novas”; por outro lado, são conhecidas as ciladas ardilosas que a idéia de “consciência” pode conter; além disso, mesmo apresentando dimensões religiosas importantes, o fenômeno nem sempre pode ser descrito como pura e simplesmente “religioso”. Todavia, as cautelas e qualificações não contrariam o reconhecimento de que há um fenômeno; e um fenômeno, eu acrescentaria, significativo, isto é, relevante, dos pontos de vista sociológico e antropológico, na medida em que problematiza os rumos do desenvolvimento cultural da modernidade, de um modo mais amplo, e da sociedade brasileira, em particular.