Santo daime
- Introdução
- A Religião Santo Daime 1. Origem 2. O Fundador 3. A Religião 4. O Chá Santo Daime
- Conclusão
- Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
O movimento religioso do Santo Daime surgiu no início do século XX, sendo iniciado pelo Sr. Raimundo Irineu Serra, nascido em 1892 no Maranhão. Foi ele quem recebeu a revelação da doutrina desta religião, baseada na doutrina cristã, após o uso do chá chamado Ayashuasca, que posteriormente recebeu o nome de Santo Daime, dando, assim, o nome para a religião.
O uso do chá proporcionou a Irineu suas “migrações”, apareceu-lhe então uma mulher chamada Clara, que se dizia Nossa Senhora da Conceição, a Rainha da Floresta. Foi ela quem deu o nome Santo Daime ao chá. A palavra “Daime” vem do verbo “dar” no imperativo.
Este chá preparado mediante o cozimento do cipó jagube e a folha chacrona, ambos típicos da floresta amazônica, tem propriedades enteógenas. A bebida é utilizada por grupos indígenas do continente americano desde a época pré-colombiana em rituais mágico-religiosos.
Na presente pesquisa, procuramos esclarecer, baseando-nos na bibliografia e em páginas da internet ligadas ao movimento Santo Daime, o que é e como surgiu a religião, bem como suas principais características, rituais e as propriedades do chá Santo Daime.
A RELIGIÃO SANTO DAIME
1. ORIGEM
O movimento religioso do Santo Daime originou-se no interior da floresta amazônica, no início do século XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra. Foi ele que recebeu a revelação de uma doutrina de cunho cristão, após ingerir a bebida Ayahuasca (vinho das almas), posteriormente chamada de Santo Daime.
A bebida, de uso bastante difundido pelos povos indígenas da região, é obtida pelo cozimento de duas plantas, o cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical. Ele tem propriedades enteógenas, isto é, produz uma expansão de consciência