Trovadorismo
Ibérica).
Urraca, uma da filhas do Rei, casa-se com o conde Raimundo de Borgonha e Teresa, a outra filha, com Henrique de Borgonha. A ambos o genros, D. Afonso oferece como dote grandes extensões de terras. Ao primeiro dá uma região que corresponde a Galiza e ao segundo o "Condado Portucalense", que mais tarde se transformaria em Portugal. Em 1109, nasce Afonso Henriques de Borgonha (o infante) filho de Teresa e D. Henrique.
Anos mais tarde, com a morte de D. Henrique, Teresa assume o governo do Condado Portucalense e estreita as relações com os galegos, especialmente com o Conde Fernão Peres de Trava. Descontente com a forma que sua mãe estava governando o condado e, mais ainda, com a aliança que a ela havia firmado com os galegos, Henriques (o infante) rebela-se e expulsa a própria mãe do solo
Portucalense.
Agora, no comando do condado, Henriques inicia uma revolução que almejava à independência do
Condado, até então ligado ao reino de Leão. Em outubro de 1143, após uma longa batalha, o condado torna-se autônomo e D. Henriques de Borgonha, aos 34 anos, é, enfim, reconhecido com rei. Iniciase assim a Dinastia de Borgonha e, conseqüentemente, nasce a nação portuguesa.
----
TWITTER: