Negociar
1º PASSO - Nunca ter uma postura agressiva em uma negociação.
Identificar critérios e objetivos
Alternativas e objeções
Interesses comuns e benefícios que poderão ter
Estabelecer uma estratégia
Preparar uma proposta
Estar com o pensamento positivo, isso vai ajudar na linguagem e no gestual em uma conversa apenas 7% do impacto é gerado pelas palavras 38% é condicionado pela entonação 55% pelo não-verbal (linguagem corporal).
2º PASSO – No segundo momento e tentar uma identificação com o cliente, tentando diminuir as diferenças. Evitar também o pré-julgamento.
3º EXPLORAÇÃO – Coletar informações sobre o cliente, desde que isso não pareça um INTERROGATÓRIO. Não se esquecer de ouvir atentamente e prestar atenção em todos os detalhes.
4º APRESENTAÇÃO – Um dos momentos mais aguardados da negociação. Você precisa adequar-se ao comportamento esperado pelo cliente e tomando sempre o cuidado com o tom de voz.
5º CLARIFICAÇÃO - Ser realista preveja a dúvidas que irão surgir e objeções (contestação), se a caso surgir uma contestação ouvir atentamente. Em uma negociação nunca levar para o lado pessoal, negociação não é um combate é uma conquista a sua conquista.
6º PASSO FINAL – Neste momento, é fundamental que você observe os sinais de aceitação por parte do cliente, quando começa a fazer perguntas como se já tivesse adquirido o produto ou contratado o serviço. Caso positivo, reveja e deixe claros os pontos do acordo que vão constar no contrato e cuide da implementação.
7º CONTROLE E AVALIAÇÃO - Este é um dos passos importantes de qualquer negociação,pois ele está vinculado ao relacionamento que você terá com o cliente e a novas e lucrativas negociações que poderá vir a ter com ele.
Por isso é essencial fazer a revisão do processo concluído, novas perspectivas e perceber se eventuais insucessos estão relacionados a erros comuns como preparação inadequada, pensamento imediatista ou necessidade de compensar erros anteriores, pois