Negociar
|Tecnicas de negociação. |
|Virginia de Souza Melo |
Introdução:
Negociação é o processo dinâmico bilateral de busca de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau bom de satisfação.
Segundo Fisher e Ury, dois dos maiores autores sobre negociação, negociar consiste no meio básico para conseguir o que se quer de outrem. É uma comunicação bilateral, concebida para chegar a um acordo, quando ambos os lados têm interesses tanto comuns quanto opostos. Tanto para empresas prestadoras de serviços quanto para aquelas que lidam com produtos, possuir um comercial preparado para a realização de boas negociações é garantia não só do atendimento de suas próprias necessidades, mas também da satisfação de seus clientes. Desenvolver a habilidade de realizar boas transações pode ser a diferença entre se ter ou não uma empresa ou carreira bem sucedidas.
Diferente do que muitos pensam, uma negociação não é uma disputa para entender quem possui o melhor poder de barganha. O processo envolve etapas de planejamento, troca de informações, apresentação de propostas e, por fim, o firmamento de um acordo.
É imprescindível, antes do inicio das negociações, a realização de uma preparação adequada. Nesta fase, o negociador mapeia o objeto desta, traça metas e objetivos, avalia o outro participante e procura identificar o tipo de negociação que irá estabelecer. A troca de informações, etapa que, muitas vezes, é deixada de lado por aqueles excessivamente ansiosos pelo "sim", é destinada a busca de estabelecimento de um vínculo com o outro negociador em grau minimamente necessário para dar continuidade a negociação e tornar mais fácil sua concretização. Após esta reflexão, é possível elaborar propostas e fazer concessões que realmente atendam as necessidades primárias dos