Trabalho
Somente no primeiro trimestre de 2010 foram vendidos 2,9 milhões de computadores no Brasil, segundo dado apresentado no estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC, consultoria especializada em Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Ainda de acordo com a pesquisa, isso representa aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é que até o final de 2010, o mercado de PCs atinja a marca 13,2 milhões de unidades vendidas, número 20% maior do que o registrado em 2009. O segmento de usuários domésticos seguirá aquecido, porém o destaque deverá ser para o segmento corporativo (venda para empresas), que mostrou forte recuperação já no início do ano.
Do total de computadores comercializados no primeiro trimestre de 2010, 61% foram desktops e 39% foram notebooks. O lançamento dos computadores chamados “Tudo em Um” (pc+tv+comunicação+som) trouxeram grande expectativa para o mercado. Entretanto, o que mais chamou a atenção no estudo foi à superioridade na venda de notebooks para usuários domésticos. Observou-se que, embora o número total de venda de desktops ainda seja maior, pela primeira vez na história o segmento de usuário doméstico de notebooks foi maior, registrando pouco mais de 50% das vendas de equipamentos para o segmento.
O crescimento no número de computadores comercializados deve-se principalmente ao momento econômico do País. “Em 2009 as empresas investiram 21% a menos em computadores. Somente no primeiro trimestre deste ano, o segmento corporativo já vendeu 30% a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2010 o setor já investiu mais do que em qualquer trimestre de 2009”.
Ainda de acordo com analistas da IDC, grande parte dos fabricantes de computadores espera ansiosamente a entrada do segmento de tablets no País. “Mundialmente esse mercado deve atrair muitos usuários a partir do segundo semestre de 2010, quando muitos lançamentos estão previstos, e isso deve aquecer ainda mais