Negociando com pessoas difíceis
Negociando com pessoas difíceis
Como fechar grandes negócios transformando seu oponente em parceiro
Negociando com Pessoas Difíceis
Diplomacia é a arte de deixar que o outro faça o que você quer. Daniele Vare, diplomata italiano
O dia-a-dia é cheio de negociações que podem deixá-lo maluco. Seja na família, no trabalho ou em qualquer outro lugar.
Todos nós já tivemos de enfrentar negociações difíceis com pessoas irritadas, intratáveis, inflexíveis. Mas sob pressão, mesmo pessoas simpáticas e sensatas podem transformar-se em oponentes irritados, intratáveis. As negociações podem ficar empacadas ou não dar em nada, consumindo nosso tempo. Situações como essas precisam de mais que uma simples técnica de negociação. Como lidar com uma pessoa que se recusa a escutar? Alguém que tem um acesso de raiva a fim de que os outros façam exatamente o que ele quer? Alguém que lhe diz: “É pegar ou largar!”.
Como lidar com uma pessoa que o interrompe constantemente? O que o acusa de ser irresponsável ou incompetente? Ou que tenta fazê-lo sentir-se culpado? Ou que o ameaça com conseqüências tenebrosas caso você não ceda?
Como negociar com alguém que usa a falsidade ou informações confusas? Alguém que leva a acreditar que fez um trato com você para, no último minuto, fazer mais uma exigência? Ou alguém que o empurra com a barriga interminavelmente? Ou que simplesmente se recusa a negociar?
O ideal seria que você envolvesse a outra pessoa em um jogo de negociação para resolver problemas. Começaria identificando seus interesses, preocupações, necessidades e interesses. Depois, exploraria algumas opções que fossem satisfazer os interesses de ambas as partes. Com o objetivo de chegar a um acordo satisfatório de forma eficiente e amistosa.
Contudo, e se o seu oponente não estiver interessado nesse tipo de negociação? Você pode querer um sim, mas, e se a resposta dele for não? Como fazer para superar o não?
Cinco Desafios Para superar o não, você