Negociacao
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
MBA EM CONTROLADORIA FINANCEIRA
GILSON PEREIRA DA SILVA
FREDERICO FONTENELLE
RICHARDSON OLIVEIRA CEZAR
PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ABORDAGEM AO CASO DA CAMANOR PRODUTOS MARINHOS
NATAL
2011
GILSON PEREIRA DA SILVA
FREDERICO FONTENELLE
RICHARDSON OLIVEIRA CEZAR
PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ABORDAGEM AO CASO DA CAMANOR PRODUTOS MARINHOS
Trabalho apresentado à Disciplina de Relações e Comércio Internacional como requisito para obtenção de nota.
Prof. Esp. André Lemos Araújo.
NATAL
2011
1. Introdução
Durante as décadas de 1980 e 1990, o Brasil passou por algumas mudanças econômicas devido às transformações econômicas e sociais na economia global denominado de globalização. Era o início do país na busca por expansão em novos mercados.
Na mesma época, em Barra do Cunhau, localizado no estado do Rio Grande do Norte, município de Canguaretama, a CAMANOR PRODUTOS MARINHOS deu início à atividade de produção de camarão na Fazenda Cana Brava. Na mesma Fazenda, a empresa opera sua unidade de beneficiamento.
Para o desenvolvimento do produto, a empresa dispunha de uma infraestrutura semelhante a utilizada na produção de sal, atividade que a região já possuía conhecimentos e as condições climáticas ideais para desenvolver a atividade. Ponto positivo para sucesso do negócio.
Em 1987, carente do fornecimento de pós-larvas, a produção de camarão do Rio Grande do Norte foi beneficiada com a fundação da AQUATEC, o primeiro laboratório comercial de pós-larvas de camarão marinho fundado no Brasil. Esse laboratório surgiu da parceria entre o diretor da CAMANOR e uma bióloga.
Preocupada em manter a qualidade do produto, a CAMANOR utiliza rigoroso sistema integrado de rastreamento, que atua desde o fornecimento da pós-larva até a chegada do produto no mercado consumidor. Periodicamente são realizados monitoramentos da qualidade da água dos