Quincas borba - machado de assis
Quincas Borba – Machado de Assis
Manaus – AM
2012
Colégio Brasileiro Pedro Silvestre
Nº 06
2º ano 04
Quincas Borba – Machado de Assis
Trabalho solicitado para obtenção da nota do 2º bimestre pela profª
Rejane da matéria de português.
Manaus – AM
2012
Ilustrações
Introdução
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
A obra de Machado de Assis assume uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo.
Quincas Borba é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891 para, em 1892, ser publicado definitivamente pela Livraria Garnier. No processo de adaptação de folhetim para livro o autor realizou algumas mudanças mínimas, mas significativas. Em Quincas Borba recupera-se a narração em terceira pessoa para melhor objetivar o nascimento, a paixão e a morte de um provinciano ingênuo.
Conclusão
Quincas Borba, Rubião, um enfermeiro provinciano e ingênuo; Palha e Sofia, um casal esperto, oportunista, sedutores. São estes os personagens responsáveis pelo dinamismo da trama.
Em Quincas Borba recupera-se a narração em terceira pessoa para melhor objetivar o nascimento, a paixão e a morte de um provinciano ingênuo. Rubião, herdeiro