Respostas quincas borba de machado de assis
O livro Quincas Borba se encontra na segunda das duas distintas fases que marcam a obra machadiana, onde a primeira tem predominância romântica, e a segunda é marcadamente realista. Machado trouxe para sua obra a chamada estética da receptação, onde há na narrativa um diálogo entre o leitor e o narrador, dando assim um maior sentido ao texto.
Escrito na metade do século XIX, Quincas Borba foi publicado no período em que a ciência dominava as atenções, bem como o progresso tecnológico. O Brasil da época de Machado de Assis tinha uma economia agrícola, com a ascensão da cana-de-açúcar e do café, onde os grandes proprietários de terra detinham não apenas o poder econômico como o poder político. Neste mesmo período acontecia também um avanço considerável na infraestrutura, com a inauguração da primeira estrada de ferro, e a criação da luz elétrica. A sociedade da época também passava por grandes mudanças, com a Abolição da Escravatura, a Guerra do Paraguai, e o abalo à estrutura do regime monárquico, onde o Brasil daria início a um novo cenário político: a República. Em meio a esse contexto, Machado de Assis inaugura o Realismo Brasileiro com grandes obras da literatura. A publicação de Quincas Borba ocorre no momento de transição entre o regime monárquico e o republicano.
É marcante também na obra em relação a essa época a cultura e os costumes da população, pois nessa época era muito marcante a fala, as roupas, o respeito ao casamento, como foi descrito na obra.
2) Caracterizar :
A-) Quincas Borba : Quincas Borba: em síntese, Quincas Borba se destaca pelos seguintes atributos: filósofo doido, esquisito, "com freqüente alteração de humor", "ímpetos sem motivo", "ternura sem proporção", extravagante, bom, alegre, lutava contra o pessimismo e desejava a sua continuidade através dos tempos como comprova a sua filosofia "borbista", de natureza "humorística", o Humanitismo. Depois que morreu, passou,