Informatica
Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. O termo “periférico” aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento). O primeiro Periférico criado por um cientista chamado de Philipe Brusk.
Cada periférico tem a sua função, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função.
Existem vários tipos de periféricos: * De entrada: basicamente transmitem informações para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador). * De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som). * De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou. * De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (drive de DVD, modem). Muitos desses periféricos dependem de uma placa específica como caixas de som, a placa de som. * De armazenamento: armazenam informação do computador e para o mesmo (pen drive, disco rígido, cartão de memória, etc.). * Externos: equipamentos que são adicionados a um computador, equipamentos a parte que enviam/recebem dados, acessórios que se conectam ao computador.
Veja a seguir, alguns dos periféricos de entrada mais utilizados no dia a dia dos usuários de computador. - Teclado: função principal é atuar como um dispositivo de entrada. Usando um teclado, uma pessoa pode digitar um documento, usar teclas de atalho, acessar menus, jogar e fazer muitas outras tarefas. Os teclados podem ter teclas diferentes dependendo do fabricante, do sistema operacional para o qual foram projetados e são conectados a um computador de mesa (desktop) ou a um laptop. No Brasil é comum encontrarmos o teclado ABNT2 e o teclado americano internacional, sendo que o teclado ABNT2 é recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas,