Trabaho de Literatura
Sobre o autor
Machado de Assis está definitivamente associado ao realismo brasileiro. E com razão: a busca da verdade era um dos traços mais marcantes tanto da escola quanto de sua obra. Para os realistas, essa verdade poderia ser alcançada por intermédio dos recursos da ciência, do Positivismo, do Determinismo, do Evolucionismo. No entanto, Machado foi além, questionando até mesmo os fundamentos realistas .
Importância do livro
Quincas Borba não é o romance mais conhecido de Machado de Assis – posto disputado por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro –, mas tem a mesma relevância. Diferentemente do que acontece nessas obras, o narrador, aqui, se apresenta sob o foco da terceira pessoa, mas nem por isso deixa de haver o mesmo questionamento da verdade que caracterizava o autor.
Período histórico
A segunda metade do século XIX é um momento de transformações profundas na sociedade brasileira: sua diversificação abre novas oportunidades, ampliando horizontes. Da mesma forma – segundo a sugestão do romance – também surgem novas falcatruas e novos enganadores. São os ladrões de sempre, mas agindo com sutileza maior.
Vida e obra do autor
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu dia 21 de junho de 1839, na cidade do Rio de Janeiro. O garoto pobre, filho de um operário mestiço chamado Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, marcou a história da literatura brasileira. Ao contrário do que se imagina a trajetória de Machado de Assis não o conduziu naturalmente para o mundo das letras. Ainda na infância o jovem “Machadinho”, como era carinhosamente chamado, perdeu sua mãe.
Durante sua infância e adolescência foi criado por Maria Inês, sua madrasta. A falta de recursos financeiros o obrigou a dividir seu tempo entre os estudos e o trabalho de vendedor de doces. Ainda sobre condições não muito favoráveis, Machado de Assis demonstrava