QUINCAS BORBA MACHADO DE ASSIS
ALUNA: ENDYANARA KATRYNNE Nº: 10
PROFESSORA: ELIDA
TRABALHO DE LITERATURA
ASSUNTO:
QUINCAS BORBA
MACHADO DE ASSIS
INTRODUÇÃO
Em linhas gerais, pode-se dizer que o romance Quincas Borba (1891) conta a história de Rubião, um matuto que recebe uma grande herança, sai do interior para a corte do Rio de Janeiro e lá é enganado por todos. Perde sua herança e morre sem nenhuma sanidade. Seguindo os padrões machadianos, Quincas Borbatambém apresenta o tradicional triângulo amoroso: Sofia e Cristiano Palha (o casal) e Rubião (a vítima). O romance é narrado em 3º pessoa
Publicada entre 15/06/1886 a 15/09/1891 na revista Estação, é a continuação da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Inicialmente o livro de Romance, que tem um foco narrativo em 3 pessoa, tem como tema a loucura despertada, através de um processo que ativa fatores latentes.
Com isso, o autor joga com palavras que simulam oscilações da estrutura que o substância, transformando de repente a personagem de “professor em capitalista”.
A OBRA
A história gira em torno da vida de Pedro Rubião de Alvarenga, ex-professor primário, que torna-se enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba, que falece no Rio, na casa de Brás Cubas. Com isso, Rubião é nomeado herdeiro universal do filósofo, sob a condição de cuidar de seu cachorro, de nome Quincas Borba também.
Rubião, então, parte para o Rio de Janeiro e, na viagem, conhece o capitalista Cristiano de Almeida e Palha e também Sofia que lhe dispensava olhares e delicadezas. Sofia era mulher de Crtistiano, mas Rubião se apaixonou por ela, tendo em vista o modo em que os dois entraram em sua vida.
O amor era tão grande que Rubião foi obrigado a assumi-lo perante Sofia. Para o espanto, Sofia recusa seu amor, mesmo tendo lhe dado esperanças tempos atrás, e conta o fato para Cristiano.
O amor de Sofia, não correspondido, aos poucos começa a