Resumo do livro-quincas borba- machado de assis
Publicada entre 15/06/1886 a 15/09/1891 na revista 'A Estação', é a continuação da obra de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'.
Inicialmente o livro de Romance tem como tema a loucura despertada, através de um processo que ativa fatores latentes.
Com isso, o autor joga com palavras que simulam oscilações da estrutura que o substancia, transformando de repente a personagem de 'professor em capitalista', constitui presa fácil para ser enganada, atraída pelo facínio da corte graças à gorda herança conquistada.
Época do Realismo Brasileiro
Descrição das obsessões machadistas
Vista desta maneira, o romance de Quincas Borba, deixa de ser natureza moral, ocupada com problemas, para atingir estruturas mais profundas, pela criação do contexto.
Capítulos Curtos. Intervenções e digressões do narrador que quebram a linearidade do enredo.
Diálogo com o leitor à respeito das características das personagens ou do rumo da história, num procedimento linguístico que antecipa a literatura de vanguarda do século XX.
A OBRA
A História gira em torno da vida de Rubião, amigo e enfermeiro particular do filósofo Quincas Borba [maruja em 'MP de BC'-1881]. Quincas Borba vivia em Barbacena e era muito rico, e ao morrer deixa ao amigo toda a sua fortuna herdada de seu último parente.Trocando a pacata vida provinciana pela agitação da corte, Rubião muda-se para o Rio de Janeiro, após a morte de seu amigo, causado por infecção pulmonar.Leva consigo o cão, também chamado de Quincas Borba, que pertencera ao filósofo e do qual deveria cuidar sob a pena de perder a herança.
Durante a viagem de trem para o Rio de Janeiro, Rubião conhece o casal Sofia e Palha, que logo percebem estar diante de um rico e engenuo provinciano.Atraído pela amabilidade do casal e, sobretudo, pela beleza de Sofia, Rubião passa frequentar a casa deles, confiando cegamente no novo amigo.
PALHA E SOFIA
Palha, este novo amigo, se destaca como um esperto