Napoleão
● O Consulado foi caracterizado por ser uma república burguesa constitucional e faziam parte dela três cônsules, que governariam durante 10 anos, e entre eles estava Napoleão, que foi quem realmente governou entre os cônsules.
● Napoleão impôs uma centralização administrativa poderosa onde todos os prefeitos eram imperadores em pequena escala em seus departamentos. Ele tinha poderes para propor leis, nomear a administração, controlar o exército e conduzir as relações exteriores
● Napoleão também procurou sempre estimular a economia.
● Entre alguns de seus feitos políticos importantes estão:
- Realizou obras públicas, como estradas e drenagem de pântanos.
- Venceu muitas guerras que trouxeram muitos benefícios à França.
- Transformou camponeses em pequenos proprietários.
- Organizou o sistema de arrecadação de impostos.
● Napoleão também gostava de dizer que sua maior obra era o famoso Código Civil (1804). Era um sistema de leis que regulamentava a propriedade privada e o trabalho. Para que se tenha uma idéia, até hoje muitos países do mundo se baseiam no código civil napoleônico. O código beneficiava a burguesia e pouco atendia ao povo.
O documento:
- Proibiu a formação de associações operárias e greves.
- Reformulou e estimulou a educação e restabeleceu a escravidão nas colônias.
- Assegurou a igualdade perante a lei, o direito a propriedade privada e foi mantida a reforma agrária.
- Liberdade individual
● Napoleão logo percebeu a importância da religião. Assim, fez as pazes entre a revolução e a Igreja.
● Em 1801, uma Concordata foi assinada, onde o papa deveria aceitar o confisco das propriedades da Igreja pelo Estado, que por sua vez se comprometia a amparar o clero.
● Napoleão era muito ambicioso e pretendia derrubar reis, para poder assim acabar com o absolutismo. Queria também colocar a Europa sob sua influencia. E assim, estes e outros motivos acarretaram em muitas guerras.
● Napoleão já era um