Estrutura organizacional de um supermercado
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A reflexão sobre a questão do adolescente infrator é fundamental para entender o fenômeno da criminalidade juvenil e a aplicação do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.
Cada vez mais se ouve falar em violência no Brasil, principalmente entre jovens. Seja no ambiente escolar, familiar ou social, jovens de todas as classes sociais, com ou sem o envolvimento com drogas, estão inseridos de alguma forma na questão abordada.
DESENVOLVIMENTO
Segundo o ECA, considera adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos. Estabelece também direitos específicos destes indivíduos bem como regras especiais para o infrator.
A adolescência é um processo de transformação, onde o adolescente está aprendendo a lidar com os problemas da vida formando sua personalidade. A adolescência é uma fase de desenvolvimento física e mental onde o indivíduo cria sua identidade, então, quando um adolescente é criado em um ambiente desestruturado, sem valores morais e sem referências este perde o senso da dignidade, respeito e princípios, tornando-se um indivíduo com grande potencial ao ato infracional.
O ambiente familiar e social em que estes jovens vivem têm grande influência sobre seus atos. Cada vez mais nossas crianças são vítimas do abandono familiar e/ou social, agressões físicas e psicológicas, abusos sexuais, trabalho infantil, evasão escolar e tráfico de drogas que geram adolescentes violentos que podem vir a se tornar futuros infratores.
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a criança e o adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e