As influências entre estrutura e cultura organizacional com fatores mercadológicos numa rede de supermercados
Adriana do Amaral Brito de Oliveira Ramos
Fabiane Ribeiro Araújo
Juliana Diógenes de Aquino Pesquero
Lucilene Rosa da Silva de Carvalho
RESUMO
O Estudo de caso a seguir tem como objetivo analisar e entender o ambiente interno e externo da empresa, verificando se a estrutura organizacional, o modelo de liderança e a cultura organizacional são influenciados por fatores mercadológicos ou políticos onde a empresa está inserida. Esse trabalho baseia-se em uma análise desenvolvida em uma rede de supermercado varejista, localizado na cidade de Lorena/ SP, verificando os fatores econômicos e mercadológicos internos e externos da mesma. Através da pesquisa, foi possível verificar que a empresa está bem estruturada no mercado, possui diversos processos estruturados e organizados, vem buscando cada vez mais favorecer seu ambiente interno e externo, podendo assim potencializar suas estratégias e se manter forte no mercado.
PALAVRAS-CHAVE: Estrutura Organizacional; modelo de liderança; cultura organizacional.
INTRODUÇÃO
No Brasil o ramo varejista é uma das atividades que vem crescendo com muita intensidade e agilidade, sendo ele, o segmento que mais emprega e lucra.
Esse estudo de caso foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa efetuada no “Supermercado Goiabada” e pretende responder a questão central: como a estrutura organizacional, a cultura organizacional e o modelo de liderança da empresa, são influenciados pelos fatores econômicos e mercadológicos no qual a empresa está inserida. Tem-se como objetivo geral analisar e explicar se há relações entre a estrutura da organização, seu modelo de liderança e cultura organizacional com os fatores econômicos e mercadológicos no qual ela se