navegacao maritima
Navegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino.
A principal atividade da navegação é a determinação da posição atual, para possível comparação com posições previstas ou desejadas.
Navegação
Em relação ao aspeto náutico, há duas formas de navegação: a navegação costeira; que está relacionada com as atividades no mar para a qual, e em princípio, não é necessário a utilização de instrumentos, porque se navega a ver terra. a navegação oceânica ou de alto mar; que exige a utilização de instrumentos de localização, sejam eles manuais ou eletrónicas.
O radar, tendo-se generalizado, é utilizado nestes dois tipos de navegação.
Posicionamento
Por posicionamento designa-se o conjunto de técnicas que vão permitir deslocar-se no mar, quer para determinar uma posição (para o qual se pode "fazer o ponto" com um sextante e se o marca numa carta náutica), ou calcular a rota a seguir para se chegar ao ponto de destino.
Assim:
Na navegação de cabotagem, o posicionamento é feito a partir de conhecenças - ponto conspícuo na costa, também marcado nas cartas (mapas náuticos), como faróis, igrejas, torres, etc.
Na navegação por estimativa, calcula-se onde está a embarcação.
E na navegação astronómica, como uma carta e um sextante, e ainda mais recentemente
Rota
Navegar baseia-se na determinação da rota que nos vai levar o mais rapidamente possível de um ponto A á um ponto B, aproveitando ventos e marés, e evitando todos os perigos existentes durante esse trajeto. Num Globo terrestre, esse trajeto é a linha que une dois pontos à superfície da Terra, chamada de ortodrómica. Numa carta de Mercator, essa linha não é uma reta; é chamada de linha loxodrómica.
Factores que embargam o desenvolvimento da marinha
Existem vários fatores que embargam o desenvolvimento da marinha:
- embarcações velhas;
- deficiências das instalações portuárias;
-