a cicatriz de ulisses
Título: Consequência e Implicações do Bullying nos Envolvidos e no Ambiente Escolar
INTRODUÇÃO:
O ambiente escolar, onde acontecem às primeiras interações sociais entre as crianças e jovens, sempre foi palco de situações conflituosas e violentas entre os alunos. O problema com a violência no ambiente escolar passou a ser estudado, recentemente no Brasil, segundo SPOSITO (2001), somente em meados de 1980, o compromisso e a preocupação contra a violência escolar aconteceu, iniciou-se com uma análise das depredações e danos aos prédios escolares, e nos anos 2000 é que se passou a promover estudos sobre as relações interpessoais agressivas, envolvendo alunos e a comunidade escolar.
FANTE (2005, p.157), define violência como ”todo ato, praticado de forma consciente ou inconsciente, que fere, magoa, constrange ou causa dano a qualquer membro da espécie humana”.
Problema:
Agressões sejam elas físicas ou psicológicas sempre aconteceram no ambiente escolar, mas apenas nos últimos anos, com a vasta divulgação da palavra bullying, é que se passou a dar certa importância ao assunto e, não apenas tratá-lo como uma forma de “brincadeira”.
Objetivo:
A finalidade desse trabalho é analisar as conseqüências desastrosas causadas nos alunos vítimas do bullying, bem como trazer informações necessárias a sociedade, mais especificamente aos pais, professores e alunos, numa tentativa de propor soluções para que aja o respeito mútuo entre os alunos e se combata essa prática tão maléfica a sociedade.
Justicativa:
Dentre as inúmeras violências praticadas no ambiente escolar, existe uma que acontece geralmente entre os próprios alunos, que recebeu a definição de Bullying. A maioria dos alvos de bullying são aqueles alunos considerados diferentes dos demais, como exemplo citamos: ser um ótimo aluno, ser muito pequeno, usar óculos, possuir atitudes afeminadas para os homens ou masculinizadas para as mulheres, entre outros.
As agressões se dão