fisica IV
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CCT
ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA AMBIENTAL
FÍSICA IV
RELATÓRIO DE PRÁTICAS:
DIODOS
Ana Carla F.
Antônio Gustavo
Wallthynay Ferreira
RECIFE/2014
Introdução
Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor, logo são componentes de grande aplicação em circuitos eletrônicos. Um diodo ideal age como um condutor perfeito quando polarizado diretamente e como um isolante perfeito quando polarizado reversamente. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica. Dessa forma, o diodo semicondutor é formado pela união de material do tipo n e p. Esses materiais são geralmente constituídos de silício ou germânio submetidos ao processo de dopagem, que consistem em adicionar impurezas específicas para se obter determinada configuração. Nos matériais do tipo n são acrescentadas impurezas de cinco elétrons de valência (átomos doadores). Já nos do tipo p são adicionadas impurezas com três átomos de valência (átomos aceitadores). Quando o lado p (ânodo) do diodo é ligado no polo positivo da fonte, tem-se a polarização direta, onde há a condução de corrente. Quando o lado n (cátodo) é ligado no polo positivo da fonte, tem-se a polarização reversa, onde não há condução de corrente.
Metodologia
A aula prática de Física IV foi realizada no Laboratório de Física, no horário PQ, sob a orientação do professor Leonardo com fins de prover o conhecimento aos alunos da Universidade Católica de Pernambuco, do curso de engenharia química e ambiental, sobre diodos.
Durante o decorrer da aula apresentada no dia 10/10/14, foi realizado o experimento de diodos no qual foram utilizados os seguintes materiais:
Multímetro;
Cabos condutores;
Gerador de corrente alternada;
Resistor;
Indutor;
Dessa forma, para realizar o experimento do diodo foi realizado o seguinte