natureza humana
Neste trabalho o enfoque estará sobre os desastres naturais, visando o melhor entendimento de suas causas, consequência, maneiras de lidar com esses fenômenos da natureza e seus efeitos para com a sociedade. Veremos também como essas catástrofes sofrem a influencia da ação humana e como poderíamos lidar com esse problema, com a ajuda das novas tecnologias e auxílio do governo. Dentre os mais comuns e recorrentes desastres no nosso mundo estão os relacionados a vulcões, terremotos e enchentes.
Desenvolvimento:
Na evolução geológica do nosso planeta Terra, a nossa crosta terrestre tem passado por processos de adaptações e modificações. Os processos de ajustamento de nosso planeta muitas vezes causam desastres naturais, que são causados por fatores relacionados à erosão, intemperismo, sedimentação, movimento das placas tectônicas e associado às mudanças climáticas, que resultam em alterações no espaço geográfico.
Por meio dessas alterações são formados por exemplo: os vulcões, os terremotos e as enchentes (estas causadas pela mudança climática e ação humana especificamente); abaixo trataremos cada uma dessas ocorrências, conhecendo um pouco mais sobre cada uma. Vulcões:
Os vulcões resultam de uma fusão parcial, sob condições específicas, dos materiais das profundas camadas do interior do Planeta, fusão que produz o magma, expelido através de uma cratera ou fenda. As zonas onde ocorre esta fusão parcial estão ligadas à dinâmica do globo, e a distribuição dos vulcões na face da Terra é explicada de modo coerente pelos movimentos das placas tectônicas.
Onde duas placas movem se afastando, as erupções vulcânicas não são tão explosivas, gerados apenas rios de lavas mais fluida com entre 1 e 10 metros de espessura que se espalham por vastas áreas. Neste caso formam-se vulcões com bases maiores e mais inclinados
O mesmo não acontece quando as placas colidem. Nesse caso as erupções são violentas. A lava é grossa e viscosa, e nuvens de gás, poeira e