natureza humana
CURSO DE SERVIÇO social
DEFINIÇÕES DE TERMOS
ANTROPOLÓGICOS
BELÉM- PA
2015
DEFINIÇÕES DAS PALAVRAS OU TERMOS:
Antropologia: O termo é de origem grega e é a junção de anthropos (“homem” ou “humano”) e de logos (“conhecimento”). A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas.
Filosofia: é composta de dois termos gregos: “phílos”, que significa amigo de, amante de, afeiçoado a, que gosta de, que tem gosto em, que se compraz em, que busca com afã, que anseia, etc., e “sophía”, que significa sabedoria, saber, ciência, conhecimento, etc. Assim pois, etimologicamente, o termo filosofia significa: amor à sabedoria, gosto pelo saber, etc.
Criacionismo: é um termo geral utilizado para definir o sistema de crenças em que se afirma que o Universo e tudo contido nele (galáxias, planetas, a vida, etc.) foram criados por uma entidade inteligente. O criacionismo em si é dividido em varias vertentes e sub-vertentes, dependendo da religião que ele se origina (certos tipo de criacionismo não tem ligações com religiões), e na interpretação que cada grupo de criacionistas da à Criação do Universo ou do mundo. Normalmente ligando a Deus o papel da entidade inteligente, mas nem sempre, podendo-se também ser atribuída a alienígenas e em alguns casos a identidade do desenhista pode ser deixada em aberto.
Cientificismo ou cientismo: (científico+ismo) Esforço de certos cientistas e sábios no sentido de reduzir as teorias da ciência a fórmulas matemáticas. É a postura que afirma que a melhor maneira de investigar como as coisas são, sejam naturais, sociais, artificiais ou conceituais, é pela adoção do método científico. O termo também implica na atitude de valorização altamente positiva no papel da ciência no desenvolvimento da cultura em particular, e da sociedade em geral.
Evolução: