Natureza humana
Livre-arbítrio ou determinismo?
O que é Livre Arbítrio:
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o catolicismo, espíritas, budistas e etc., e cada uma explica seu ponto de vista em relação ao livre arbítrio, e se ele realmente existe.
Livre Arbítrio na Filosofia
Para a filosofia, o livre arbítrio tem origem no Determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para a ciência da filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes a sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.
Determinismo:
De acordo com o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, determinismo é o “princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva”. Segundo o Vocabulário de Filosofia, determinismo é “a teoria segundo a qual tudo está determinado, isto é, submetido a condições necessárias e suficientes, elas próprias também determinadas”.
Natureza ou criação?
As características físicas de um organismo são passadas a seus descendentes através do mecanismo elucidado por Mendel, ainda no século XIX. Mas o que dizer em relação ao comportamento? Seria o comportamento, mais especialmente o comportamento humano, também sujeito a estes mecanismos? Enfim, nossa personalidade seria fruto da natureza (escrita no DNA) ou de nossa criação (tradição e aprendizado)?
Passado ou presente?
Singularidade ou universalidade?
Equilíbrio ou crescimento?
Otimismo ou pessimismo?
As influências culturais na natureza