questoes interdiscipliares
Objetivo:
Obter o valor da constate elástica de uma mola fazendo uso do método gráfico em papel milimetrado e comparar esse valor com o obtido pelo método estático
Introdução:
A lei de Hooke (F= K.x) é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que é utilizada para calculara deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola ou do corpo quesofrerá deformação. Qualquer material, sobre o qual atua uma força, sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situaçõesonde a deformação nos materiais pode ser observada com facilidade. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis. A forçarestauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material e tem origem nas forças intermoleculares que mantém as moléculas e/ou átomos unidos. O alongamento de molas helicoidais éobtido através da aplicação das massas que causaram uma força deformadora conservativa e não constante, conforme a mola sofria uma distensão que foi medida em centímetros, foi calculada então a forçaexercida pela mola em função do peso, e através da análise do gráfico força versus deslocamento é possível conhecer a constante elástica.
A figura 1a mostra uma mola com comprimento natural x0. Se esta for comprimida até um comprimento x<xo, a força F (também chamada de força restauradora) surge no sentido de recuperar o comprimento original, mostrado na figura 1b. Caso a mola seja esticada até um comprimento x>xo a força restauradora F terá o sentido mostrado em 1c. Em todas as situações descritas a força F é proporcional à deformação ∆x, definida como ∆x = x − xo.
Matérias:
_Mola helicoidal
_Massas
_Régua