Enanpad1998 Ap 34
7921 palavras
32 páginas
DEMOCRACIA E BUROCRACIA: UM VELHO TEMA COM NOVAS SOLUÇÕESAutor: Julian Borba
RESUMO:
Este artigo aborda um tema clássico da teoria política e administrativa contemporânea, que é o da contradição entre democracia e burocracia. Para tratar desta questão, o trabalho foi organizado em três partes: uma primeira que aborda, em termos conceituais o fenômeno da
“burocratização do mundo”; a segunda, que faz um cotejamento entre alguns autores de teoria política contemporânea, sobre a forma como eles vêm tratando o conflito entre burocracia e democracia; e uma terceira, que apresenta uma solução alternativa para a contradição, baseada na obra do cientista político inglês David Held.
Como conclusão são apresentadas algumas questões mais amplas, como a necessidade de uma teoria da administração pública de caráter interdiscipliar como condição sine qua non para uma melhor compreensão da complexidade das sociedades contemporâneas.
1) Introdução
O objetivo deste artigo é explorar uma contradição que perpassa praticamente toda teoria e prática democrática contemporânea, que é a relação entre democracia e burocracia.
Uma relação marcada pelo fato de que a era moderna, ao mesmo tempo que permitiu a consolidação das “regras do jogo” democrático, através da constituição de Estados de direito, com sua divisão de poderes e uma distinção clara entre o público e o privado, também fez com que surgisse uma nova forma de poder arbitrário, fundado na monopolização do poder político por parte da burocracia estatal.
Para tratar desta questão, o trabalho foi organizado em três partes: uma primeira, que aborda em termos conceituais o fenômeno da “burocratização do mundo”; a segunda, que faz um cotejamento sobre como alguns autores de teoria política contemporânea vêm tratando o conflito entre burocracia e democracia; e uma terceira, que apresenta uma solução alternativa para a contradição, baseada na obra do cientista político inglês David Held.
Convém salientar que esta reflexão insere-se numa