etica do trabalho
A enfermagem do trabalho está relacionada com a promoção e prevenção da saúde e seguraça do trabalhador, a atenção da enfermagem volta-se para grupos da população como para o trabalhador individualmente. Os conflitos, necessidades, demandas dos trabalhadores e uma serie de outras situaçoes na enfermagem do trabalho são comuns no cotidiano implicando em conflitos ou dilemas éticos. Os profissionais nessas situações devem promover e defender os interesses dos trabalhadores, identificando os valores e princípios éticos.
A enfermagem, seja ela em toda a sua atuação, tem como foco a prevenção como já foi citado anteriormente, uma vez que podemos utilizar de várias ferramentas para elaborar as ações educativas, planos de ações e assistenciais.A enfermagem do trabalho surge quando as primeiras leis de acidente do trabalho se originaram na Alemanha, em 1884, estendendo-se logo a vários países da Europa, até chegar ao Brasil por meio do Decreto legislativo nº.3.724 de 15 de janeiro de 1919, a fim de dar parâmetros legais para os trabalhadores que estão expostos aos ricos do dia-a-dia.
MORAL, ÉTICA E DEONTOLOGIA
A moral do latim refere-se a costumes relacionados com normas, princípios e valores. Segundo DURANT 1995, a moral abrange como campos: a pesquisa( o q é certo ou necessário fazer), a doutrina( organizando e hierarquizando códigos de normas e regras) e a prática( Experiência do cotidiano). A moral trata-se de regras impostas pela sociedade, como costumes, hábitos. Aqueles que não seguem o padrão culturalmente estabelecido pela sociedade, não são considerados pessoas com uma boa moral.
A ética também tem relação com a conduta de vida, regras e comportamentos, sendo estudo dos fundametos da moral. Segundo Fortes Sacardo( FORTES,1999):
[...]A ética é um instrumento de que o homem lança mão para garantir a convivência social. È a reflexão crítica sobre o comportamento humano. Reflexão