natureza da ciencia social
CURSO DE FISIOTERAPIA
Bioestatisca
Lourival Santos rodrigues
Resuno critico sobre População e Amostragem
População: Conjunto de indivíduos ou objetos que apresentam em comum determinadas características definidas para o estudo.
Dos anos 70 para a atualidade, a população exige cada vez mais conforto e com isto a tendência do consumo tem aumentado, a globalização contribrui muito com este fator sempre em busca da economia, expandindo no mundo todo o prazer de comprar é uma verdadeira "ideologia do consumo" isto gera grandes impactos no ambiente devido as industrias que esta em contínuo movimento produtivo. causando o aquecimento da atmosfera terrestre e o efeito estufa; As conexões entre população e o consumo de recursos naturais sempre foram muito claras e, mais que isso, sempre provocaram um tipo de associação simplista e fatalista segundo a qual,, quanto maior a população, maior o consumo dos recursos e, conseqüentemente, maior a probabilidade de penúria, fome e miséria. Mallthus é o grande nome desta linha de pensamento que defendia a idéia de que dado que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos somente em progressão aritmética, logo estaríamos fadados ao colapso social provocado pela inanição.
Amostragem: É uma técnica de seleção de uma amostra que possibilita o estudo das características de uma população.
Métodos Probabilísticos: Cada elemento da população tem a mesma chance de ser selecionado. Trata-se do método que garante cientificamente a aplicação de técnicas estatísticas. Somente com base em amostragens probabilísticas é que se podem realizar inferências ou induções sobre a população a partir do conhecimento de uma amostra. Existem alguns tipos de amostragens probabilísticas que garantem a imparcialidade acima discutida.
Para fazer um levantamento amostral, é necessário:
· Explicitar os objetivos com bastante firmeza, a fim de evitar