Natureza da Ciencia Social
O ser humano, procura conhecer o mundo que o rodeia, com isso vem desenvolvendo sistemas mais ou menos elaborados que lhe permitem conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas, com:
Observação casual - onde recebe e interpreta as informações do mundo exterior.
Religiões – quando depara-se com o conjunto de crenças que falam acerca de Deus, de uma vida além da morte, e também de seus deveres para com Deus e o próximo. Para muitos constituem essa fonte de conhecimento se sobrepõe a qualquer outra. Poesia – que podem proporcionar importantes informações sobre os sentimentos e as motivações das pessoas, embora que, na maioria das vezes sejam obras de ficção.
Pais, professores e políticos – que por meio da autoridade, descrevem o mundo para as crianças, definem normas e procedimentos que para eles sejam mais adequados, com isso ganham credibilidade e faz com que esses conhecimentos sejam tidos como verdadeiros.
Conhecimento filosófico – são considerados os mais válidos para proporcionar o adequado conhecimento do mundo, em virtude de se fundamentarem em procedimentos racionais-especulativos.
Porém, todas essas formas de conhecimentos não satisfazem os mais críticos, visto que a observação casual conduz a graves equívocos, as religiões são variadas e contraditórias; a poesia é subjetiva; os pais, professores e políticos não são tidos como de toda confiança, pois o uso da autoridade deixa transparecer sua fragilidade; o conhecimento filosófico, não raro avança para o terreno da metafisica e absolutistas, que não possibilita sua adequada verificação.
A partir daí, desenvolveu-se a CIÊNCIA, que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo.
NATUREZA CIÊNCIA
Etimologicamente, ciência significa CONHECIMENTO, considerando-se o atual estágio de desenvolvimento da ciência. O fato de não se aceitar a definição etimológica não significa, porém, que seja possível hoje definir de forma clara o