Natureza da Ciência Social
Natureza da Ciência Social
Fichamento
1.1 Conhecimento do mundo
“O ser humano [...] vem desenvolvendo sistemas mais ou menos elaborados que lhe permitem conhecer a natureza das coisas do comportamento das pessoas” (p.19).
“Pela observação o ser humano adquire grande quantidade de conhecimento” (p.19).
As crenças religiosas, os romances e poemas, as autoridades e os filósofos são vistos como fonte de conhecimento. [...] “Entretanto não satisfazem aos espíritos mais críticos” (p. 19-20).
Esses críticos alegam que [...] “ a observação casual dos fatos conduz a graves equívocos, visto serem os homens maus observadores dos fenômenos mais simples” (p.20).
“ A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros, desenvolveu-se a ciência, que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo” (p.20).
1.2 Natureza da Ciência
“Etimologicamente, ciência significa conhecimento. [...] Há conhecimentos que não pertencem à ciência como o conhecimento vulgar, o religioso e em certa acepção o filosófico” (p.20)
“Pode-se considerar a ciência como uma forma de conhecimento que tem por objetivo formular, mediante linguagm rigorosa e apropriada, leis que regem fenômenos” (p.20)
[...] “Assim, a ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível” (p.20).
1.3 Classificação das Ciências
“Em virtude da multiplicidade de objetos considerados pela ciência, muitos autores vêm procurando definir um sistema de classificação das inúmeras ciências, classificando-as em formais e empíricas” (p.21).
“As ciências empíricas por sua vez, podem ser clasicaos em naturais e sociais” (p.21).
1.4 Peculiaridades das Ciências Sociais
“É sabido que as ciências sociais não gozam do mesmo prestígio conferido às ciências físicas” (p. 21).
“Os fenômenos humanos não ocorrem de acordo com uma ordem semelhante à