Fichamento do texto Natureza da Ciência Social
Fichamento do texto ''Natureza da Ciência Social''
1.1 "O Conhecimento do Mundo"
"O ser humano procura conhecer o mundo que o rodeia, desenvolvendo sistemas que lhe permitam conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas" (p.19).
"Pela observação o ser humano adquire grande quantidade de conhecimentos" Formas de conhecimento variadas são passadas para o homem desde o seu nascimento: a religião passa valores acerca do bem e do mal e "deveres para com Deus e o próximo". Os pais transmitem aos filhos seus próprios valores sobre o certo e o errado. "Governantes, líderes partidários, jornalistas e escritores definem normas e procedimentos que para eles são os mais adequados". A Escola tem o papel de informar e transmitir conhecimentos sobre diversas áreas, poesia e filosofia fazem parte deste conhecimento. (p. 19).
"Essas formas de conhecimento, entretanto, não satisfazem aos espíritos mais críticos". A observação casual pode levar a equívocos, as religiões fornecem informações contraditórias, a poesia é subjetiva, as autoridades podem ser frágeis, o conhecimento filosófico pode levar a conhecimentos sem possibilidade adequada de verificação. (p. 20).
"A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a ciência, que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo" (p. 20).
1.2 "Natureza da ciência"
"Pode-se definir ciência mediante a identificação de suas características essenciais. Assim a ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível" (p. 20).
"Há situações, entretanto, em que não se torna possível determinar com toda clareza se determinado conhecimento pertence à ciência ou à filosofia. Estas situações ocorrem sobretudo no domínio das ciências humanas" (p. 21).
1.3