1 BLOCO TEM TICO 1
1.1.3 Concepção, Natureza e Dimensões da Ciência................................................................. 14
Resumo das ideias
O texto fala sobre compreensão do real e a busca do homen pela verdade e apresentar a ciência como um pensamento racional, objetivo ,lógico e confiável .
Mas também fala que não existe uma unica concepção de ciência, e que podemos dividi-lá em periodos historicos ,cada um com modelos diferentes e paradigmas téoricos diferentes a respeito da Concepção do mundo.
Resumo do conteúdo
Os objetivos da ciência são determinados pela necessidade que o homem tem de compreender e controlar a natureza das coisas e do universo. O homem sempre empreendeu esforços em busca da verdade, da compreensão do real, da explicação de sua natureza interna e da natureza externa que o cerca, sempre buscando dar conta das questões sobre seu surgimento , a ciência aumentou sobremaneira a capacidade de instrumentalização do ser humano. Desenvolvendo tecnologias avançadas, liberou a mão de obra para atuar na área de serviços e pesquisas científicas. À medida que a ciência avança, o indivíduo se torna cada vez mais capaz de dominar as circunstâncias à sua volta.
Para Freire‐Maia (1991), a ciência é um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos etc., visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em contínua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia especial, ou seja, a metodologia científica.
Com os gregos, a ciência é tida como filosofia da natureza. Tinha como única preocupação a busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem. A concepção de ciência moderna opõe‐se à ciência grega e ao dogmatismo religioso. Propõe como caminho do conhecimento, o caminho da ciência, através do experimentar, do medir e comprovar, A visão contemporânea de ciência centra‐se na incerteza e na ruptura com o cientificismo (dogmatismo e a certeza