desafio profissional 01
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE SANTA BARBARA D’OESTE – SP
CURSO DE PEDAGOGIA 1° Série
ROSINEI APARECIDA NOGUEIRA ARTONI – RA 1793279206
GRAZIELA DA SILVA -RA 2852185006
JAQUELINE RIBEIRO -RA 2861119112
MAYARA CRISTINA BARBOSA PEREIRA -RA: 9573424203
DESAFIO PROFISSIONAL
Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Tutora: Luiza Regina Florêncio dos Santos Guerreiro
Santa Bárbara D’oeste, 16 de Abril de 2015.
Introdução
O multiculturalismo é a existência de diversas culturas em uma localidade, cidade ou pais sem que haja a predominância de uma delas, é importante reconhecer e preservar a diversidade cultural, pois contribui para o reconhecimento desse patrimônio comum, bem como a sua preservação para as atuais e futuras gerações (OLIVEIRA; SOUZA, 2011).
Em uma democracia a cultura deveria ser uma manifestação de cidadania, onde o objetivo dos governos deveria ser a promoção de diferentes formas de expressão cultural de todos os grupos sociais, buscando incentivar a participação popular massiva incluindo-os no processo de criação cultural (CALABRE, 2007).
Segundo a Unesco (2005) a diversidade cultural é a multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos encontram sua expressão, tendo direitos culturais como marco. Os direitos culturais são integrados aos direitos humanos, portanto são universais, indissociáveis e interdependentes agregando a criação e difusão cultural, a participação na vida cultural, respeito as identidades e o livre exercício das praticas culturais (UNESCO, 2002).
A diversidade pode ser entendida como uma construção histórica, cultural e social de diferenças, que ultrapassa características biológicas, passando por diferenças sociais construídas através de um processo histórico que deve compor o currículo. O grande desafio enfrentado por educadores incorporar o tema diversidade no currículo de indivíduos pertencentes a diferentes culturas