A evolução das técnicas de manipulação da terra crua na construção civil
The evolution of manipulation technics of raw earth in civil construction
Cíntia dos Santos Mentes¹; Dayane de Jesus Vieira da Silva²; Douglas Gonçalves Oliveira³; Josiane dos Santos Sérgio4; Laura Pimenta Gontijo5; Pedro Jorge Q. Costa6; Rafael Almeida de Castro7; José Vidigal Junior (Mestre)8;
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
1cintiamendes2010@hotmail.com; 2dayanedejesus.snt@gmail.com; 3douglas.bh2010@hotmail.com; 4josianebmg@hotmail.com; 5lauragonts@hotmail.com; 6pedrojqcosta@gmail.com; 7racastro@terra.com.br;8jose.vidigal@prof.unibh.br
Resumo: O presente artigo demonstra viabilidade do uso dos blocos de solo cimento para aplicação na construção civil.
Palavras-chave: Alvenaria estrutural. Bloco de solo cimento.
Abstract: This article demonstrates the viability of using soil cement blocks for the application in construction. keywords: Structural masonry. Block of soil cement.
___________________________________________________________________________
1 Introdução
Hoje em dia já se é possível desenvolver tecnologias apropriadas e construir moradias dignas para populações excluídas do processo de desenvolvimento do país usando o mesmo material com que se fazem as insalubres casas de taipa. Pode-se dizer que os tijolos prensados de terra crua são uma forma “moderna” de uso da terra como material de construção.
O solo-cimento é uma evolução de materiais de construção do passado, como o barro e a taipa. Só que as colas naturais, de características muito variáveis, foram substituídas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.
O uso do solo-cimento no Brasil vem desde 1948 ajudando na satisfação de tais necessidades, encontrando-se hoje já bastante difundido.
2 Referencial teórico
Segundo Perrazo, a ideia da prensa manual para a fabricação de tijolos surgiu na década de 1950, com o pesquisador colombiano G.