Higiene alimentar
Higiene alimentar é um Conjunto de regras, medidas e condições que permitem garantir a segurança e salubridade dos alimentos, em todas as etapas da cadeia alimentar, produção, preparação, embalagem, transporte, distribuição e venda, permitindo assim, preservar a saúde do consumidor. A segurança dos alimentos são Conjuntos de regras que permitem obter alimentos que não causarão danos ao consumidor quando preparados ou ingeridos de acordo com a utilização prevista. Perigo para a segurança alimentar pode ser um agente biológico, químico ou físico presente no alimento, ou presente nas mesmas condições, que pode causar efeitos adversos na saúde do consumidor.
BPF/M de alimentos com base na legislação sanitária de alimentos Vigente: conceito e importância das BPF e dos POP.
Por que a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04 foi elaborada? Para proteger a saúde da população contra doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
As regras são voltadas aos Serviços de Alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissárias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.
Essas regras irão auxiliar os comerciantes e os manipuladores a prepararem, a armazenarem e a venderem os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores. Esta Resolução estabelece Boas Práticas para Serviços de Alimentação.¹
BPF - BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO No competitivo mercado de produtos alimentícios, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental para a comercialização dos produtos. Uma das formas para se atingir um alto padrão de qualidade é a implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação - BPF. Composto por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto final, o principal objetivo do programa é garantir a integridade do