Idamedia

3322 palavras 14 páginas
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS-FUPAC
FACULDADE UNIPAC DE EDUCAÇÃO, ESTUDOS SOCIAIS E
CIÊNCIAS JURÍDICAS DE UBERABA-MG

CURSO DE DIREITO

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

PROFESSOR: PAULO ROBERTO
ALUNO: MARCOS ACÁCIO MORAIS DE OLIVEIRA JUNIOR

UBERABA
-2012-

PROPOSTA DO TRABALHO:

Elaborar um texto no qual esteja evidencias e explicações das características da Idade Média e os mecanismos de transformação utilizados para se conseguir a centralização do poder. Citando os Teóricos do Absolutismo que contribuíram para essa transformação.

I. INTRODUÇÃO:

A História Medieval é o período da história do Ocidente situado entre a História Antiga e a História Moderna.
A definição do etapismo histórico é algo que gera muita discussão entre os historiadores. A forma como estamos acostumados com os períodos históricos é uma convenção totalmente baseada na realidade da história européia. Usualmente, utilizamos História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea para determinar os momentos em que as condições de vida e as relações humanas foram diferenciadas ao longo da história. Mas este ponto de vista eurocêntrico não leva em consideração a existência de outros povos e outras civilizações fora do continente europeu ou de sua área de abrangência antes da Idade Moderna. América e África, por exemplo, apenas são inseridas na história da humanidade, segundo esta conceituação, a partir da História Moderna, enquanto, na verdade, possuíam civilizações tão bem estruturadas quanto àquelas que existiam na Europa.
A História Medieval representa uma quebra nos padrões existentes em seu período anterior, a História Antiga. Esta fase chegou ao fim através de variações em fatores políticos. É preciso lembrar que as mudanças nos períodos históricos não são variações que ocorrem em datas estabelecidas, as pessoas em suas épocas não tinham consciência de que passaram a viver um período

Relacionados

  • História - Cursinho Henfil
    42934 palavras | 172 páginas