Eletroquímica
Os fenômenos eletroquímicos que nos interessam são as Pilhas e Eletrólises, sendo o primeiro um evento espontâneo e o segundo não espontâneo. II - PILHAS. Podemos definir pilha como, qualquer dispositivo no qual uma reação de oxiredução espontânea produz corrente elétrica. Esse fenômeno transforma a energia química em energia elétrica. As pilhas são formadas por um conjunto de metal mergulhado a uma solução salina eletrolítica de íon comum, esse conjunto é denominado eletrodo e nele ocorre a transferência eletrônica necessária para gerar energia elétrica.
www.quimica10.com.br Observando o sistema acima, observamos o eletrodo de Zinco ligado externamente ao eletrodo de Cobre através de um fio condutor pelo qual os elétrons migram de um pólo a outro da pilha, e suas soluções entram em contato através de uma ponte salina que permite o fluxo iônico das soluções eletrolíticas. A equação a seguir descreve a pilha esquematizada a cima que é conhecida como pilha de Daniell, pode-se perceber pelas equações que os elétrons partem do zinco em direção ao cobre, ou seja, o eletrodo de zinco oxida, doando elétrons ao eletrodo de cobre o qual é reduzido:
Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s), representando os fenômenos em separado, teremos: Semi – reação de oxidação: Zn(s) Zn2+(aq) + 2eSemi – reação de redução: Cu2+(aq) + 2e- Cu(s). Observe que o Zn(s) doa elétrons e tem seu nox aumentado, fazendo assim o processo de oxidação. O Cu2+(aq) recebe elétrons do zinco e tem seu nox diminuído, fazendo o processo de redução.Dessa forma podemos concluir que o Zn(s) é o agente redutor e o Cu2+(aq) é o agente oxidante. O eletrodo que sofre oxidação é chamado de