Eletroquimica
Eletroquímica
Caldas Novas/ GO
Agosto/ 2014
Alunos: Luma de Oliveira
Stefane Carneiro
Jeferson Silva
Patrik Dias
Matheus Fagundes
Werique
Este trabalho foi realizados pelos alunos do
2°ano F, na disciplina de Química com o tema
Eletroquímica, sob a orientação do professor
Wilson Hilario, como forma de obtenção de nota
Para o 3° bimestre.
Caldas Novas / GO
Agosto / 2014
Introdução
A eletroquímica, é o ramo da química que trata do uso de reações químicas espontâneas para produzir eletricidade e do uso da eletricidade para as reações químicas não-espontâneas a acontecerem. A eletroquímica também fornece técnicas de monitoramento de reações químicas e de medida de propriedades das soluções, inclusive o pH de uma e o pKa de um ácido.
Pilha é um sistema em que a energia química é transformada de modo espontâneo em energia elétrica.
Eletroquímica
A eletroquímica estuda a conversão de energia química (reações de oxirredução) em energia elétrica (pilhas e baterias) e o processo contrário (eletrólise).
A eletroquímica é um ramo da Química que estuda o aproveitamento das reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, para a formação de corrente elétrica, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia elétrica.
Desse modo, a Eletroquímica costuma ser dividida em duas partes:
Conversão de energia química em energia elétrica
Trata-se do estudo das pilhas (ou células eletroquímicas) e baterias, que são dispositivos onde são colocadas espécies químicas para reagirem espontaneamente, havendo transferência de elétrons entre elas, sendo que uma se reduz e a outra oxida. Essa transferência de elétrons é aproveitada para gerar corrente elétrica e é por isso que esses dispositivos também são chamados de acumuladores.