Música
A música se faz presente em todas as manifestações sociais e pessoais do ser humano desde a antiguidade. Antes mesmo da descoberta do fogo, o homem já se comunicava através de gestos e sons rítmicos. A música é um elemento presente na cultura humana. Com o surgimento e o desenvolvimento da psicologia e as suas consequentes descobertas, a pedagogia pôde contar com novas técnicas e instrumentos para trabalhar o processo de ensino-aprendizagem. Diversas atividades lúdicas vieram então contribuir para a educação infantil. A música ganha ainda mais importância por ser universal e por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos.
O termo música é definido como a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras que variam conforme a época e a civilização. Na educação musical deve ser entendida como linguagem artística, imprescindível para a formação humana dos alunos. Aprender música na escola significa, aprender a se expressar por meio dos sons e desenvolver habilidades como o canto, a execução instrumental, a audição e a improvisação sonora.
A música é um conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica é o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
"A música e o som, enquanto energia, estimula o movimento interno e externo do homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes graus e qualidades". Gainza (1988, p.22).
A música na educação infantil é uma ferramenta incentivadora da criatividade nas crianças. No ventre da mãe a criança já possuiu uma relação com som da voz materna, fase em que forma a memória sonora, responsável pelo vínculo mãe e filho. Após o nascimento, as músicas que a mãe canta para ele dormir fortalece essa memória sonora e a relação com a mãe.
No período escolar as canções ajudam as crianças a se aproximarem de seus educadores. Brincadeiras de roda,palmas,cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança. O ambiente escolar deve