A independência do brasil
LA
1
1
11
MÓDULO 3
Nesta aula
Independência do Brasil
N
o dia 7 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil. Por isso, é feriado nacional. Todos nós sabemos que os feriados significam algo mais do que apenas um dia de folga. Mas nem sempre paramos para pensar sobre o significado daquela data, sobre a sua importância para a nossa História.
Foi só a partir da Independência que o Brasil passou a ser considerado uma nação, pois deixou de ser uma Colônia de Portugal e começou a se organizar como um novo país - o Império do Brasil.
A Independência do Brasil fez parte de um movimento mais geral de crítica ao poder absoluto dos reis europeus e de defesa dos ideais de liberdade e igualdade que abalaram definitivamente o poder de controle das Metrópoles sobre suas colônias na América. As idéias liberais, a independência dos Estados
Unidos e a Revolução Francesa exerceram grande influência na América e contribuíram para a formação de vários novos países independentes. Quase todos se tornaram repúblicas, apenas o Brasil adotou a monarquia, tornando-se o Império do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
Nesta aula, vamos ver como o Brasil fez sua independência. Como questão central, a pergunta:
Por que Império do Brasil e não República do Brasil?
Quando o Brasil ainda era a América portuguesa
Para entender como aconteceu a Independência e perceber por que o Brasil adotou a monarquia, convém recordar a situação da América portuguesa no final do século XVIII e início do século XIX.
Naquela época, o Brasil já possuía um imenso território. Mas sua população reduzida (cerca de 5 milhões de habitantes) estava distribuída irregularmente e era mais concentrada no litoral.
O interior quase não tinha povoações. As comunicações eram difíceis e demorava-se muito para ir de uma capitania a outra. As viagens, geralmente feitas por mar, eram muito demoradas: levava-se, por exemplo, três semanas para ir de Recife até o Rio de