Mílicias
Milícia é o nome comum das organizações militares ou paramilitares que são compostas por cidadãos comuns, armados ou com poder de polícia que teoricamente não integram as forças armadas de uma país.
As milícias são mantidas parcialmente por organizações oficiais do Estado e com parceria com organizações de caráter privado. Muitas vezes com o objetivos públicos de defesa nacional, de segurança interna ou podem atuar na defesa de interesse particulares, com objetivos políticos e monetários.
No Rio de Janeiro, o termo Milícia foi associado a prática ilegais, geralmente são grupos formados em comunidades urbanas, conjuntos habitacionais e favelas de baixa renda sob argumento de combater o crime e narcotráfico, porém são mantidos com os recursos financeiros provenientes da cobrança de pirataria na rede de informação, da venda de proteção da população carente. São consideradas milícias todas as organizações da administração pública terceirizada e que possuam estatuto militar.
A princípio com a intenção de garantir a segurança contra traficantes, os milicianos passaram a intimidar e extorquir moradores e comerciantes, cobrando taxa de proteção. E através do controle armado, esses grupos também controlam o fornecimento de muitos serviços aos moradores. São atividades como transporte alternativo, a distribuição de gás, a instalação de ligações clandestinas de TV a cabo.
As milícas do Rio de Janeiro são formadas pro policiais, bombeiros, vigilantes, agentes penitenciários e militares, controlam várias favelas. Muitos milicianos são moradores das comunidades e contam com respaldo de políticos e lideranças comunitárias locais.
Assim como o tráfico, as milícias também possuem suas facções. A mais conhecida delas é a Liga da Justiça, que tem como símbolo o escudo do Batman.
Amigos dos Amigos – ADA
Conhecida pela sigla A.D.A, é uma das três maiores organizações criminosas da cidade do Rio de Janeiro
A facção surgiu dentro dos presídios do Rio de Janeiro,