Métodos de Avaliação de desempenho
ESCALAS GRÁFICAS:
O método de Avaliação por Escalas Gráficas é o mais utilizado pelas empresas. Ela avalia o desempenho por meio de indicadores definidos , utilizando uma descrição de desempenho variando de ruim a excepcional, permitindo a elaboração de gráficos afim de facilitar a avaliação e acompanhamento histórico do avaliado, baseando-se em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estarão os fatores de avaliação e nas colunas estarão os graus de avaliação do desempenho, levando em conta os comportamentos e atitudes selecionados e valorizados em uma determinada organização.
Por ser um método com indicadores definidos, são expostos de forma sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator. Definido os valores de avaliação, resta apenas a definição dos graus para as escalas de variação de desempenho de cada fator avaliado, geralmente utilizando-se de até cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, ruim e péssimo). Além disso, este método fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.
Em relação às desvantagens, o método não oferece flexibilidade na aplicação, exigindo ajustamento do líder à ficha de avaliação durante o processo e a complicação do processo de comunicação entre o líder e seu grupo de trabalho em função do “feedback” do resultado, principalmente diante da constatação do desempenho abaixo do esperado em um dos fatores avaliados, dada a subjetividade existente.
Geralmente são escolhidas dez características mais aplicáveis a um grupo de cargos, que servirão de parâmetros para a avaliação dos seus ocupantes, para assim elaborar três fichas de avaliação:
• Para cargos operacionais;
• Para cargos administrativos;
• Para cargos de liderança.
Algumas