Métodos de avaliação de desempenho
Métodos de Avaliação do Desempenho
Nomes: Lucivania da Silva
Método das escalas gráficas
O método das escalas é o maia antigo, o mais simples e o mais difundido dentre todos os procedimentos de avaliação do desempenho. Na realidade, o avaliador procura situar o desempenho da pessoa em uma tabela de dupla entrada: no eixo vertical estão os chamados fatores de avaliação e no eixo horizontal os graus de medição do desempenho em cada um desses fatores.
Os fatores de avaliação são escolhidos em função do desempenho ideal e devem permitir uma comparação do desempenho de todas as pessoas envolvidas. A atuação desejada é a meta de desempenho. Assim, os fatores são as características daquelas metas de desempenho ou quão distante está. Como o desempenho é uma variável complicada, ele é medido através dos fatores de avaliação escolhidos. A escolha dos fatores de avaliação deve levar em conta os seguintes aspectos:
1. Os fatores devem permitir uma medição e uma comparação do desempenho com algum padrão de referência válido para todas as pessoas envolvidas.
2. Devem reunir características de fácil observação e que ocorram com frequência.
3. Devem especificar situações e fatos concretos.
4. Devem se referir a aspectos específicos e não genéricos e amplos do comportamento.
5. Os fatores de avaliação mais frequentemente utilizados estão relacionados com:
a. O desempenho no trabalho, com, por exemplo: Produtividade; Qualidade de trabalho; Cumprimento de metas e objetivos; Conhecimento do trabalho; Confiabilidade no trabalho.
b. Características pessoais do avaliado, como por exemplo: Relacionamento humano; Iniciativa; Cooperação; Interesse e dedicação; Criatividade;
-Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Responsabilidade; Assiduidade e pontualidade.
c. Potencial de desenvolvimento no trabalho, como por exemplo: Ambição;