IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS
RESENHA - IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS
O artigo “Implantação de um sistema de avaliação de desempenho: métodos e estratégias” publicado pela revista de administração, São Paulo v.31, n.3, p.38-52, julho/setembro 1996, relata as diversas fases de implantação de um sistema de avaliação de desempenho em um Órgão Público Federal.
Introduzir sistemas de avaliação de desempenho em organizações tem sido um desafio constante para os profissionais da área de recursos humanos mesmo em países tecnologicamente desenvolvidos.
Para que haja sucesso, um modelo de avaliação e desempenho, deve respeitar as características culturais da organização que o adota. Ainda assim podem ocorrer fracassos em modelos mais avançados se as práticas informais de avaliação forem inadequadas. No Brasil é frequente a reprodução de modelos, devido a precariedade de uma produção científica e tecnológica na área.
Um modelo, para ser justo, deve se preocupar em identificar e eliminar os fatores geradores das práticas de superavaliação que são resultados da influência das pressões culturais sobre as chefias, contribuindo dessa forma para a sua perpetuação. É preciso eliminar o problema mediante a sensibilização das chefias da organização para os efeitos danosos de tais práticas principalmente sobre o comportamento de trabalhadores mais empenhados e competentes.
Os sistemas devem ser imparciais, baseados em padrões de desempenho objetivos e claros, apoiados na realidade dos cargos ou postos de trabalho, sendo necessário pesquisar os padrões desejáveis de desempenho juntamente aos ocupantes do cargo e às respectivas chefias.
Deve-se também, o modelo de avaliação, trazer benefícios para todos os envolvidos. Cabe às chefias fornecer informações técnicas e procedimentos facilitadores de planejamento, coordenação e avaliação das atividades sob sua responsabilidade, aos demais envolvidos deve dar condições à