Métodos de Avaliação de Desempenho
Segundo Chiavenato, o problema de avaliar o desempenho das pessoas dentro das organizações levou as soluções que se transformaram em métodos de avaliação bastante populares. Cada organização tem um método de avaliar pessoas, conforme o nível e áreas de alocação do pessoal, atendendo determinado objetivo e características do contingente envolvido. O problema de avaliar o desempenho de contingentes de pessoas dentro das organizações conduziu a soluções que se transformaram em métodos de avaliação bastante populares. São os chamados métodos tradicionais de avaliação de desempenho. Esses métodos variam de uma organização para outra, pois cada organização tende a construir seu próprio sistema para avaliar o desempenho das pessoas. Em muitas delas é comum encontrar vários sistemas específicos, conforme o nível e as áreas de alocação de pessoal, como sistema de avaliação de gerentes, de mensalistas, de horistas, de vendedores etc. cada sistema atende a determinados objetivos específicos e a determinadas características do pessoal envolvido.
Apresentamos a seguir os vários métodos existentes para avaliar o desempenho dos funcionários de uma organização.
Métodos das Escalas Gráficas
O método das escalas gráficas consiste num formulário de dupla entrada, no qual as linhas representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas os graus de avaliação.
Trata-se de um sistema simples e relativamente fácil de ser construído, razão de sua larga aceitação no mercado durante muitos anos. Baseia-se na avaliação de um grupo de fatores determinadas daquilo que a organização define como desempenho. Esses fatores podem mensurar tanto quantidade quanto qualidade do trabalho, conhecimentos, cooperação, assiduidade, iniciativa, criatividade etc. Cada um deles está normalmente dividido em graus, os quais representam uma escala desde um mínimo até um máximo, de acordo com os parâmetros de cada