método histórico
NEIF GUSTAVO PEREIRA SCAPIM
Método histórico
Presidente Prudente
2014
LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA PIROZI
NEIF GUSTAVO PEREIRA SCAPIM
Método histórico
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da Disciplina Metodologia da pesquisa científica ministrada, no 1° termo do curso de Engenharia Civil, pelo Prof. Me. Tiago Monteiro.
Presidente Prudente
2014
CONCEITO DE MÉTODO (Lakatos & Marconi)
“Conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.”
MÉTODO HISTÓRICO (Marconi & Lakatos)
Desenvolvido por Boas, é o método que usa fatos históricos e acontecimentos que influenciam nos fatores atuais, baseado no princípio de que as instituições e costumes têm origem no passado. Consiste na investigação de acontecimentos, processos das instituições do passado, em outras palavras, busca entender o início das instituições. Por exemplo, identificar as mudanças e o porquê de serem da forma que são atualmente, isto é, ver a influência do contexto cultural particular de cada época. Seu estudo é baseado na remontagem dos períodos e nas modificações sofridas.
Portanto, facilitará a compreensão, no que diz respeito a gênesis e ao desenvolvimento, e assim como suas mudanças respectivas, permitindo comparar as diferentes sociedades. O método histórico preenche o vazio do tempo, ou seja, vai oferecer o necessário para que não fique vago, não fique sem raiz os fenômenos que acontecem atualmente, possibilitando que seja feita uma reconstrução mesmo que artificial de um tempo, entrelaçando o fenômeno anterior ao atual.
Um exemplo citado no texto por Marconi Lakatos é a compreensão da noção atual de família e parentesco, baseando-se na evolução social ao longo dos