Bioquímica Celular.
Alem de ser a substância que devolve o maior número de outras substâncias, e é fundamental para as reações enzimáticas.
Uma molécula de água é formada por dois átomos de Oxigênio e uma de Hidrogênio. O átomo de oxigênio tem uma carga elétrica negativa parcial e cada átomo de hidrogênio a uma carga positiva parcial; a atração eletrostática resultante entre o átomo de oxigênio de uma molécula e o átomo de hidrogênio de outra molécula constitui uma ponte de hidrogênio.
Sais Minerais: È uma das substâncias encontrada na célula. A entrada de água na célula como outras substâncias dependem da concentração dessas substâncias. Nessa dissociação dos sais pelas águas foram se em Íon (Cátions e Anions) que são substâncias de grande importância para a atividade celular.
Lipídios: São compostos formado por Carbono, hidrogênio e oxigênio, e apresentam mais de dois átomos de hidrogênio para cada átomo de oxigênio. Os lipídios são insolúveis em água, mais solúveis em éter, a cetona e clorofórmio, tem participação na estrutura celular, e podem fornecer energia através da oxidação. O grupo de lipídios mais complexão são os esteroides, como por exemplo, o colesterol que participa da estrutura da membrana das células animais e é usada nas sínteses de hormônios sexuais.
Carboidratos: São formados por carbono, hidrogênio e oxigênio são as biomoléculas mais abundantes na face da terra. Todo ano a fotossíntese realizada pelos seres clorofilados converte mais de 100 bilhões de toneladas de CO2 e H2O em celulose e outras produtos vegetais.
Existem três classes principais de carboidratos: Os monossacarídeos considerados açúcares simples: os dissacarídeos, açúcares cujas moléculas são formadas por duas unidades de monossacarídeos; e os polissacarídeos, açúcares com centenas ou milhares de unidades de monossacarídeos.•.
Proteínas: São compostos formados por carbono, hidrogênio e